domingo, 30 de novembro de 2014

Aprendendo um pouco mais sobre o Amor


Iniciamos o estudo de sábado, 29 de novembro, promovendo uma tempestade de idéias sobre: O que é o Amor?

Após as reflexões iniciais, onde cada jovem expressou seu entendimento sobre o que é o amor, ouvimos e comentamos a música - Amar é, do grupo Roupa Nova, por expressar as emoções e sentimentos que envolvem os corações juvenis, conforme nos fala Emmanuel, no suave encantamento do namoro. E porque, achamos por bem começar do ponto em que o jovem está mais próximo, que é o amor a dois.

Amar é...

Amar é quando não dá mais pra disfarçar
Tudo muda de valor
Tudo faz lembrar você

Amar é a lua ser a luz do seu olhar
Luz que debruçou em mim
Prata que caiu no mar

Suspirar, sem perceber
Respirar o ar que é você
Acordar sorrindo
Ter o dia todo pra te ver

O amor é um furacão, surge no coração
Sem ter licença pra entrar
Tempestade de desejos
Um eclipse no final de um beijo

O amor é estação, é inverno, é verão
É como um raio de sol
Que aquece e tira o medo
De enfrentar os riscos, se entregar

Amar é envelhecer querendo te abraçar
Dedilhar num violão
A canção pra te ninar



Em seguida, assistimos o trailler do filme Irmã Dulce, onde comentamos sobre outro formato de amor, desinteressado, descompromissado, amor doação e sem exigências, que somente quer servir.




Passamos em seguida, ao ensinamento da Doutrina Espírita sobre o Amor, expresso na obra - Os prazeres da Alma, do Espírito Hammed e O Evangelho Segundo o Espiritismo.


Como atividade em grupo, realizamos a Dinâmica do Amor, onde, dividimos os jovens em dois grupos que, de posse de palavras soltas, retiradas da letra de uma música que eles desconheciam, formaram frases sobre o amor.

Após a confecção dos cartazes, cada grupo reflitiu sobre a mensagem criada.

O grupo 1 refletiu sobre a mágoa e o perdão, que o amor cura.


O grupo 2 refletiu sobre o amor de Deus como o amor verdadeiro, que apesar dos desenganos nos ampara e reconstrói com tamanha fortaleza que até parece que sempre fomos assim.



Somente ao final da dinâmica, apresentamos a música que foi desconstruída para ser transformada em frases. A música - Iluminados de Ivan Lins.




A dinâmica nos remete à compreensão de que a vida nos concede inúmeras oportunidades de realizar aprendizados no campo do amor e que, cabe a cada um de nós fazer bom uso das ferramentas que nos chegam, utilizando-as para construir nosso progresso moral e espiritual.


Finalizando a tarefa, o grupo escolheu falar sobre Suicídio, em nosso próximo encontro, no sábado, 6 de dezembro.

Encerramos a atividade com a música Gospel, Tempo para Amar de Thiago Grulha, com a mensagem de que, "quem não tem tempo para amar, morre por dentro a cada segundo. Nós fomos feitos para amar e o amor de Deus transforma o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário