sábado, 1 de novembro de 2014

O que é ser Jovem?


Arthur, André, Brenda, Lorrane, Aline, Iaci

Em reunião realizada na tarde deste sábado, 1º de novembro, na sede do Centro Espírita Semente Cristã, fincaram-se as bases da Juventude Espírita Semente de Luz.

O formato do trabalho a ser realizado foi discutido com os jovens que, opinaram e deram sugestões, sobre as atividades que serão realizadas na casa espírita e também externa.

Ficou estabelecido que o dia para as reuniões, será o sábado a tarde, no horário de 16h  às 18h, sob a coordenação de Dora Rodrigues e Marise Freitas. 

Os jovens contarão durante a atividade com a tarefa de apoio espiritual através do atendimento fraterno e passes.

Aproveitando que no próximo sábado não haverá atividade, em virtude de alguns estarem fazendo o ENEM, no final da atividade, os jovens foram solicitados a expressarem sua opinião acerca do que é ser jovem? Os textos foram transcritos logo abaixo. A pedido de alguns, os nomes foram suprimidos.



"Ser jovem é ser de tudo um pouco, ser adulto, criança e etc. Na minha opinião, os jovens vivem com intensidade, se tão muito felizes postam nas redes sociais, estou muito feliz quando vão sair, eu, particularmente sou assim, não toda vez, é claro, digamos, raramente. Ser jovem é ter sabedoria de viver o agora e o depois. Ele quer ser seu próprio "dono", fazer tudo quanto tiver vontade, namorar, sair com os amigos, festas, para ele começar a achar que ele próprio sabe mais que seus pais. Estão sempre procurando chamar a atenção dos pais ou qualquer coisa. Muitas vezes, o jovem é rebelde por carência dos pais, da família. Quer conversar e os pais não abrem aquele espaço para as conversas e deixa fazer o que quer. Está acostumado a ouvir sempre sim e quando ouve um não, não aceita. 
Todo jovem traz consigo a alegria".


*   *   *

"Ser jovem é ter a capacidade de interagir com outras pessoas, procurar uma maneira de ajudar o próximo, é viver feliz e enfrentar os problemas de cabeça erguida. 

A juventude é a melhor fase da vida de um indivíduo, é o tempo de fazer novas descobertas apesar de todas dificuldades existentes, é uma preparação para ser adulto, é uma fase de escolhas e de erros também. Ser jovem acima de tudo é se preparar para o futuro, amadurecer as escolhas e escolher os caminhos: o certo ou o errado".

*   *   *

"Bom, para mim, ser jovem é uma coisa muito boa, as vezes pensamos que por um lado é chato, pois muitos pais, veem que já estamos adolescentes e que temos responsabilidade. 

Todos nós somos responsáveis por algo, pois nem sempre iremos ter nossos pais por perto para nos ajudar em tudo. Por mim, seria jovem sempre, pois acho muito bom, mesmo com a responsabilidade que todos nós iremos ter, mais é um dos segundos melhores lados da nossa vida é ser jovem, pois o primeiro lado se chama ser "criança". Nossa, como era bom ser criança e eu nem sabia. Pois quando somos crianças nossos pensamentos ficam querendo ser jovem e, muitos jovens hoje em dia, estão querendo voltar a ser criança. Muitos já querem começar logo a vida adulta pois querem sua liberdade.

 Prá mim, ser jovem é uma benção. Por mim queria sempre ter 15 anos e ficar com essa carinha bonitinha, mas, o tempo passa e todos temos que crescer e aprender na vida. 

Sou jovem sim, mas ainda gosto de pensamentos de criança, isso claro todos gostam e eu sou uma".

*   *   *

"O que é ser jovem? Ser jovem é ter responsabilidade nas coisas que faz para não se prejudicar, fazendo coisas que não se deve fazer. Porque se você faz alguma errada, você vai ter que se responsabilizar com seus atos, tornando eles certos".

*   *   *

"Ser jovem, na minha opinião, é quando a pessoa está em uma época em que ela se "descobre", é mais espontânea, também uma época importante para a formação do caráter e uma época de curiosidade, tanto é que existem vários jovens que caem no mundo das drogas, simplesmente porque viu um amigo ou alguém até mesmo desconhecido usando e usa simplesmente por curiosidade. 

O jovem tem uma responsabilidade considerável pois é uma época da vida onde se tem que estudar muito para que no futuro, quando forem adultos, não se arrependam do que fizeram ou poderiam ter feito. Se o jovem tiver irmãos mais novos, terá uma responsabilidade maior ainda, pois terá que dar exemplo ao irmão".

*   *   *

"O que é ser jovem? "Juventude" é uma palavra tão bonita e carregada de significados, trazendo consigo a liberdade, alegria e a diversão. Sempre com vontade de aproveitar a vida sem pensar nas consequências do amanhã, tendo vontade de ter tudo o que quer. 

Mas, engana-se quem pensa que o jovem é só aquele que passou idade de 14 aos 18 anos, pois existem pessoas com aparência de "velhos" com espírito de jovem, sempre alegres, brincalhões e que adoram esta no meio da juventude e além de tudo sentem-se bem. E estão certos porque não existem pessoas "velhas", existem pessoas que não sabem aproveitar a vida do jeito que ela é.

Portanto, deve-se aproveitar a adolescência da melhor forma possível, sabendo que para tudo deve ter limites, responsabilidades e respeito pelo próximo e pela família, vendo que eles são as pessoas que nos ama e os verdadeiros amigos que podemos contar nas horas mais difíceis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário